quarta-feira, 14 de outubro de 2009

ENTRE OS REFERENCIAIS


A tecnologia vem invadindo o varejo desde o fim da década de 1990 e, com isso, mudando o perfil de quem atua nele.
Com a chegada de códigos de barra, leitores ópticos, compra online, estoques informatizados e sistemas integrados, um funcionário que não está qualificado para enfrentar esse dia a dia está fora desse mercado.
O que antes era um bico ou primeiro emprego e disponível para qualquer um tornou-se uma carreira disputada entre aqueles em dia com a tecnologia. Com a mudança, vieram requisitos e seleções.
Tem que estar atualizado com o software da empresa, ser dinâmico, ágil e acompanhar os treinamentos, que são muitos.
Tanta tecnologia não poderia vir sem consequências. Com o fim de um trabalho manual e braçal, as oportunidades para as mulheres foram aumentando nos supermercados. As pessoas de mais idade também não ficaram de fora porque, mesmo tendo menos acesso ou até interesse em relação às novidades, uma vez disponível, o grau de aprendizagem é o mesmo dos jovens.
Além disso, ao contrário do que se costuma pensar, o nível de emprego não caiu para uma possível substituição humana pelas máquinas. Ao contrário, sobra gente para uma outra preocupação: a qualidade no atendimento. As redes de supermercados dispõem agora de pessoal suficiente para investir nessa estratégia.


Fonte: Aguer, Marcelo: editor. Caderno Trabalho e Formação Profissional do Jornal Correio Brasiliense – Matéria de Capa, Domingo: 04 de outubro de 2009. Brasília, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário